14.Out.2014 18:29
Ipanema
0 Comentários
10 Covers melhores que a música original

Covers são populares no mundo do rock n' roll desde, er, bem, desde que o rock n' roll apareceu no mundo. Originalmente, fazer covers carregava uma conotação meio negativa, era visto como um meio mais fácil de ganhar dinheiro - 'roubando' a composição de uma banda mais bem sucedida. Porém, nos dias de hoje, os covers são reconhecidos como uma homenagem de um artista a outro, como uma demonstração de admiração. De qualquer forma, outra coisa que não é muito comum, mas acontece com uma certa frequência, é que os covers fiquem melhores que as músicas originais. 

 

Como dito acima, não é a coisa mais comum do mundo, mas acontece sim e aqui embaixo listamos 10 covers que ficaram melhores que suas versões originais. 

 

1. Higher Ground - Red Hot Chili Peppers:

Por fazer parte da tal 'geração y' preciso admitir que o intermédio para que eu tenha conhecido essa música foi do Anthony Kieds, porém não devo dizer que essa é melhor do que a versão da lenda viva, Stevie Wonder. Ainda assim, às vezes, esse tipo de preferência acontece e é determinada por qual versão se ouve primeiro, na maioria dos casos. Foi muitos anos depois de conhecer a versão dos Peppers que eu descobri que era do Stevie, que é um pouco mais lenta. Digamos que essa batalha fica por um triz, mas vou ficar com a versão do Red Hot.

 

2. Jolene - The White Stripes:

Me desculpo antecipadamente aqui com os fãs da Dolly Parton, mas preciso dizer que sem dúvida alguma prefiro a versão dos Stripes. É claro que a cantora fazia uma ótima perfomance de sua própria canção, que faz parte do disco de mesmo nome, de 1974, mas ainda assim o grupo faz melhor. A versão do The White Stripes ainda lembra a original, mas tem uma pegada um pouco mais punk e pesada.

 

3. California Sun - The Ramones

A canção creditada a Henry Glover e Morris Levy, gravada originalmente pelo cantor e compositor Joe Jones, teve sua versão mais conhecida pela performance de Dick Dale e Brian Wilson, mas foi a dos Ramones que levou a boa dessa vez. Foram eles que injetaram toda aquela sintonia punk que antes estava ausente. A canção foi tão bem aceita que não só apareceu em "Leave Home", álbum lançado em 1979, como também no clássico filme "Rock n' Roll High School". Há quem diga que prefere a versão original com aquela pegada mais orquestral, mas ainda acho que o Ramones leva essa. 

 

4. I Fought the Law - The Clash 

Escrita por Sonny Curtis, do "Crickets", 'I Fought the Law' ficou muito popular pela versão do cantor Bobby Fuller Four, cuja interpretação de 1966 é considerada clássica. Tão clássica que está em 177º na lista da revista Rolling Stone das 500 maiores músicas de todos os tempos. Colocar Clash acima de Fuller nesse contexto me parece até audacioso, porém isso acaba mostrando como a versão da banda se tornou lendária. Essa outra versão é bem próxima da original, porém conta com as boas vindas do punk rock britânico. 

 

5. Love Buzz - Nirvana 

A música foi hit dos anos 60 e foi apresentada por Krist Novoselic a Kurt Cobain, que de cara já compreendeu que o riff devia ser tocado pelo baixista. Essa canção foi uma perfeita introdução de como o grupo viria a trabalhar nos próximos singles como "Lithium" e "In Bloom", além disso, foi responsável por boa parte das vendas do primeiro álbum da banda, Bleach

 

6. Hurt - Johnny Cash:

A lenda do country resolveu assumir uma das mais depressivas e obscuras canções do Nine Inch Nails. Cheia de tristeza e com uma certa melancolia é uma música realmente angustiante, mas Johnny Cash surpreendeu o mundo da música quando fez um cover dela como uma balada acústica. Como o próprio Reznor colocou certa vez, Cash fez sua própria canção. 

 

7. I Shot the Sheriff - Eric Clapton:

A faixa foi originalmente escrita e gravada por Bob Marley, em 1973, mas foi pela voz de Clapton que a canção fez mais sucesso. O cover foi feito apenas um ano depois do lançamento do álbum de Bob ao qual pertencia "I Shot the Sheriff", porém dizem até hoje que foi graças à performance de Clapton que ganhou uma repercusão maior, além disso, foi a partir daí que as pessoas passaram a prestar mais atenção no jamaicano. 

 

8. All Along the Watchtower - Jimi Hendrix:

A genialidade e o talento de Jimi Hendrix tornaram a música 'All Along the Watchtower', cuja versão original é do não menos talentoso e genial Bob Dylan, um marco na história do rock n' roll. Foi gravada pela primeira vez em 1967 e só se tornou um hit pela versão do Hendrix. Nessa aí eu prefiro não me manifestar. Há quem prefira Dylan, há quem prefira Hendrix. Na dúvida é melhor só mencionar e continuar ouvindo as duas. 

 

9. Twist and Shout - The Beatles

Mesmo que essa seja uma dura realidade para os fãs da banda, um dos maiores hits dos Beatles, na verdade, é um cover. A versão, que foi lançada por eles no primeiro álbum, Please Please Me, supera e muito a dos Top Notes -- começando pelo riff exótico. A batida da versão dos reis do iê iê iê monta o palco perfeito para o diálogo entre os vocais de Lennon, McCartney e Harrison.

 

10. The Man Who Sold the World - Nirvana

Os fãs de Bowie têm uma dificuldade colossal em aceitar isso, mas a canção só virou hit depois que o Nirvana deu seu próprio jeitinho nela. Os créditos sempre serão de Bowie, obviamente, porém a fama da música também precisa ser associada a banda de Seattle que, apesar de breve, deixou sua marca na história.

 

E aí, curtiu a lista e tá a fim de ouvir todos esses clássicos? Então, nós preparamos uma playlist inteirinha com elas no Rdio.com. É só clicar aqui e ouvir tudo na íntegra! 



Comentários (0)



N blogueiros
Arquivos
Abril 2015  /  17 posts
Fevereiro 2015  /  16 posts
Janeiro 2015  /  21 posts
Dezembro 2014  /  23 posts
Novembro 2014  /  23 posts
Outubro 2014  /  23 posts
Fevereiro 2014  /  30 posts
Outubro 2013  /  23 posts
Setembro 2013  /  29 posts
Agosto 2013  /  37 posts
Julho 2013  /  26 posts
Junho 2013  /  17 posts
Abril 2013  /  17 posts
Março 2013  /  20 posts
Janeiro 2013  /  36 posts
Dezembro 2012  /  18 posts
Novembro 2012  /  39 posts
Agosto 2012  /  30 posts
Julho 2012  /  41 posts
Junho 2012  /  47 posts
Maio 2012  /  31 posts
Abril 2012  /  32 posts
Março 2012  /  29 posts
Fevereiro 2012  /  34 posts
Janeiro 2012  /  62 posts
Dezembro 2011  /  66 posts
Novembro 2011  /  65 posts
Outubro 2011  /  63 posts
Setembro 2011  /  49 posts
Agosto 2011  /  57 posts
Julho 2011  /  63 posts
Junho 2011  /  40 posts
Maio 2011  /  51 posts